Incapacidade

Incapacidade

Um dos fatores que atrapalha a nossa vida é o sentimento de incapacidade.

Incapacidade. Quantas vezes você já pensou ou falou para alguém: “eu não sou capaz de enfrentar uma situação como essa” ou “eu não sou capaz de realizar essa tarefa”?

Esse sentimento só pode ser vencido com a ajuda de Deus. Nós temos que buscar no Senhor, a força e a capacitação para qualquer tarefa que desejarmos fazer, ou diante de qualquer circunstância que possamos vir a enfrentar durante a nossa caminhada. A partir do momento em que aceitamos Jesus como nosso único e suficiente salvador, os pensamentos de “não mereço”, “não posso” e “não sou capaz” se tornam sem efeito para nós, pois temos o Espírito Santo para nos orientar e nos capacitar.

O sentimento de incapacidade sempre existiu?

Sim, sempre, mas em todas as ocasiões Deus mostrou a saída, e capacitou para desempenhar as tarefas. Vamos exemplificar com ocasiões passada na vida de três grandes personalidades da Bíblia:

1- Quando Deus mandou Moisés falar com faraó para que o mesmo liberasse o povo de Israel para sair do Egito, “disse Moisés ao Senhor: Ah! Senhor! Eu nunca fui eloquente, nem outrora, nem depois que falaste a teu servo; pois sou pesado de boca e pesado de língua” (Êxodo 4:10).

Nessa hora Moisés estava praticando o sentimento de incapacidade, ele não se deu conta que Deus é que estava no comando, e que tudo que precisava fazer, era obedecer. “Respondeu-lhe o Senhor: Quem fez a boca do homem? Ou quem faz o mudo, ou o surdo, ou o que vê, ou o cego? Não sou eu, o Senhor? Vai, pois, agora, e eu serei com a tua boca e te ensinarei o que hás de falar” (Êxodo 4:11-12). Moisés obedeceu, foi, e livrou o povo da escravidão do Egito. A chave de tudo isso foi, simplesmente, obediência a voz de Deus.

2- Na época dos juízes, Deus chamou Gideão para livrar o povo de Israel das mãos midianitas: “Vai nessa tua força e livra Israel da mão dos midianitas; porventura não te enviei eu? “ (Juízes 6:14). Nessa hora, diante da grande tarefa dada por Deus, o sentimento de incapacidade invadiu Gideão “e ele lhe disse: Ai, Senhor meu! Com que livrarei Israel? Eis que a minha família é a mais pobre em Manasses, e eu, o menor na casa de meu pai” (Juízes 6:15).

Veja que ele imediatamente lamentou a pobreza da sua família e o fato de ser o menor dentre todos, mas “tornou-lhe o Senhor: Já que eu estou contigo, ferirás os midianitas como se fossem um só homem” (Juízes 6:16). No capítulo 7 a Bíblia nos conta com detalhes como Deus deu a vitória a Gideão com apenas 300 homens diante de milhares do exército doa midianitas, isso nos mostra que o Senhor nos capacita de acordo com a tarefa que temos diante de nós, uma de cada vez, todas no seu devido tempo. Saiba você que causas impossíveis é a especialidade do nosso Deus.

3- Quando o Senhor chamou o profeta Jeremias para o ministério, ele também se sentiu incapaz, “então lhe disse eu: ah! Senhor Deus! Eis que não sei falar, porque não passo de uma criança” (Jeremias 1:6). Mas Deus é onisciente, Ele sabe de tudo, e por isso, antes de Jeremias dizer o que disse, o Senhor já havia dito a ele que “antes que eu te formasse no ventre materno, eu te conheci, e, antes que saísses da madre, te consagrei, e te constituí profeta às nações” (Jeremias 1:5). Para vencer a incapacidade nós temos que ter fé em Deus, e não duvidar que Ele está em todos os lugares, que tudo sabe, e que tudo pode.

Quando não podemos mais, Deus faz com que nos sintamos capazes. Quando não temos mais forças, Deus as renova. Para isso, nós apenas precisamos decidir confiar em Deus e deixar de nos sentir incapacitados para realizar nossas próprias tarefas, ou as tarefas dadas por Ele.

Todos nós temos necessidades, e por isso o texto que vamos meditar a seguir nos ensina: “É por intermédio de Cristo que temos tal confiança em Deus; não que, por nós mesmos, sejamos capazes de pensar alguma coisa, como se partisse de nós; pelo contrário, a nossa suficiência vem de Deus, o qual nos habilitou para sermos ministros de uma nova aliança, não da letra, mas do espirito; porque a letra mata, mas o espírito vivifica” (2 Coríntios 3:4-6).

Que Deus nos abençoe!

Gustavo Rangel

Leave A Comment

Instagram

This error message is only visible to WordPress admins

Error: No feed found.

Please go to the Instagram Feed settings page to create a feed.

Translate »